ATENÇÃO À SAÚDE

 

A Atenção à Saúde corresponde a todos os cuidados com a saúde do ser humano, incluindo as ações e serviços de promoção, prevenção, reabilitação e tratamento de doenças. No SUS a atenção à saúde está estruturada em níveis de atenção: básica, média e alta complexidade, visando a melhor programação e planejamento das ações e serviços do sistema.

 

Atenção Básica

 A Atenção Básica constitui o primeiro nível de atenção à saúde e engloba um conjunto de ações individuais ou coletivas, que envolvem a promoção da saúde, a prevenção de doenças, o diagnóstico, o tratamento e a reabilitação, a atenção básica deve ser a entrada/acesso preferencial ao sistema de saúde, oferecendo as especialidades básicas: clínica médica, pediatria, ginecologia e obstetrícia, inclusive as emergências referentes a essas áreas.

A Saúde da Família é uma estratégia adotada pelo Ministério da Saúde para organização da atenção básica, estabelecendo vínculo de co-responsabilização com a população adscrita.

Endereços e telefones

Unidades com programa de Saúde da Família:

A equipe da Estratégia Saúde da Família é composta no mínimo por um médico, um enfermeiro, dois auxiliares ou técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde. Algumas equipes contam com equipe de Saúde Bucal onde atuam um dentista e um auxiliar de consultório dentário. Algumas equipes contam ainda com profissionais de apoio, tais como: pediatras, ginecologistas, etc.


A marcação de consultas deve ser feita diretamente nas unidades e o usuário deve procura-la  especialmente para as seguintes ações:


* Fazer prevenção e cuidar da sua saúde visando evitar doenças
* Fazer o cadastramento para  prevenção e  controle do Diabetes
* Controle e acompanhamento da Pressão Arterial
* Cuidados de Saúde Bucal básicos
* Acompanhamento pré-natal e  exames preventivos de câncer de mama e do colo do útero
* Acompanhar o crescimento e desenvolvimento das crianças 
* Aplicação de Vacinas
* Tratamento e acompanhamento das doenças mais frequentes
* Realizar curativos e inalações.

Todas as equipes da Estratégia Saúde da Família estão baseadas nas Unidades de Saúde da Família responsáveis por estas áreas de abrangência e trabalham de forma integrada com a rede de saúde.

Endereços e telefones